PROJETO DE ENSINO DE CIÊNCIAS
3ª SÉRIE EM LIBRAS – 2009
PROFª. LAURA SERPA
OBJETIVOS
• Proporcionar condições para que os alunos possam:
• Refletir sobre a importância das plantas para o bem estar social e ambiental, atentando para os interesses políticos e econômicos em torno do tema;
• Ampliar o repertório de nomes de plantas e os conhecimentos sobre elas;
• Desenvolver suas capacidades expressivas, críticas, estéticas e investigativas;
• Experienciar momentos prazerosos e desafiadores cognitivamente;
• Realizar pesquisas em diversas fontes inclusive na Internet;
• Aprimorar suas capacidades leitoras e escritoras;
• Socializar os conhecimentos adquiridos em cooperação com outros colegas.
OBJETIVOS ESPECIFICOS
• Identificar as partes de uma planta;
• Observar e descrever, semelhanças e diferenças das folhas e cascas das diferentes plantas;
• Conhecer nomes populares, origens e curiosidades das plantas.
CONTEUDOS
• PLANTAS: Como crescem?
• Suas utilidades?
• Plantas que utilizamos na alimentação?
• Plantas medicinais
ETAPAS PREVISTAS
• Iniciaremos a aula utilizando com recurso do vídeo, passarei um filme enfatizando as partes de uma planta; arvores suas flores e frutas.
• Levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema;
• Reflexão sobre os possíveis interesses políticos e econômicos em torno do tema (JORNAL);
• Conversa sobre a importância das plantas para o bem estar das pessoas e equilíbrio ambiental;
• Observação das plantas da escola;
• Recolher várias folhas no pátio ou em torno da escola, em sala, comparar as folhas, concluir que as folhas são igual às pessoas, cada uma é diferente, em sua forma, tamanho, cor, textura e utilidade. Existem plantas que podemos usar na alimentação, outras podemos utilizar como medicamento, algumas plantas servem para enfeitar e nos proporcionar a sombra. Depois de conversar sobre as folhas colocá-las em baixo de uma folha de ofício e com o giz de cera deitado pintar esta folha, para surpresa das crianças aparecerá o contorno das folhas. Para turmas mais avançadas pode-se elaborar um álbum com as folhas e o nome das árvores as quais pertencem e sua utilidade (alimentação, medicamentos, decoração, sombra, madeira...);
• Pesquisa em diversas fontes (inclusive na Internet) para nomear as plantas encontradas na escola;
• Experiência da germinação do feijão com anotações diárias;
• Brincadeira de descoberta da planta apenas pelo olfato;
• Montagem de quebra – cabeça de uma planta e nomeação de suas partes;
• Classificação de plantas;
• Visualização de cartazes ilustrativos sobre plantas tóxicas e medicinais;
• Bingo de plantas com cartelas ilustrativas e classificatórias;
• Construção escrita de listas de plantas;
• Leitura de histórias em quadrinhos sobre plantas com uso da T.V;
• Desenhos de plantas;
• É importante falar sobre os desmatamentos, queimadas e atos de vandalismo na natureza, como poluição do solo e da água e despertar na criança a consciência de preservação, indo além do não poluir, mas chamando atenção para atitudes erradas de quem ainda precisa de ajuda. Já existem empresas que se preocupam com isto e produzem peças com madeiras “reflorestadas”;
• A árvore da turma: Construir com papel pardo um tronco de árvore, as “folhas” serão pratos de plástico com a marca da mão da criança com guache, seu nome e uma palavra ou frase sobre a natureza, este cartaz deve ficar exposto para os pais.
ATIVIDADES EM LIBRAS REALIZADAS EM SALA DE AULA NO ENSINO FUNDAMENTAL EM TURMAS BILÍNGUE COM ALUNOS SURDOS.
Seja bem vindo ao meu blog.
Neste espaço, você poderá conhecer atividades adaptadas para Educação de Surdos. Além disso, você terá oportunidade de conhecer um pouco mais sobre meu trabalho. Lembrando que todas as atividades aqui postadas são criadas, adaptadas ou reelaboradas por By Educando surdos. Espero de coração poder auxiliar os profissionais que possuem dificuldades de encontrar materiais para sua pratica pedagógica com educandos (alunos) surdos.
Neste espaço, você poderá conhecer atividades adaptadas para Educação de Surdos. Além disso, você terá oportunidade de conhecer um pouco mais sobre meu trabalho. Lembrando que todas as atividades aqui postadas são criadas, adaptadas ou reelaboradas por By Educando surdos. Espero de coração poder auxiliar os profissionais que possuem dificuldades de encontrar materiais para sua pratica pedagógica com educandos (alunos) surdos.
domingo, 18 de outubro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
COMO ADQUIRIR AS APOSTILAS
COMO COMPRAR:
Você pode comprar através de Depósito Bancário/ Transferência/ DOC para:
BANCO CAIXA ECONOMICA
AGÊNCIA: 1897
CONTA: 00812134557-8
OPERAÇÃO: 013
Laura Dias de Souza Serpa, será a nome que deverá sair no recibo,ok
Depois de fazer o Depósito/Transferência/DOC, você deve enviar o comprovante (foto, scanner, etc.) e informar por email (diaslibras@yahoo.com.br) seu dados e os dados do comprovante.
OBSERVAÇÃO: A apostila somente será enviada ao seu email após a compensação bancária dos depósitos realizados com envelopes nos terminais, cheques e DOC.
ARQUIVOS PARA ABAIXAR
LIVROS PARA ABAIXAR
ESTUDOS SURDOS PARTE A
ESTUDOS SURDOS PARTE B
ESTUDOS SURDOS LIVRO 2
ESTUDOS SURDOS LIVRO 3
ESTUDOS SURDOS LIVRO 4
LIBRAS EM ESTUDO - POLÍTICA LINGUÍSTICA
LIBRAS EM ESTUDO - FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS
LIBRAS EM ESTUDO – ENSINO e APRENDIZAGEM
LIBRAS EM ESTUDO – DESCRIÇÃO E ANALISE
LIBRAS EM ESTUDO – POLITICA EDUCACIONAL
LIBRAS EM ESTUDO – TRADUÇÃO E INTERPRETACÃO
MAIS OPÇÕES PARA ABAIXAR
O Valor de Ser Educador
Ser transmissor de verdades, de inverdades...
Ser cultivador de amor, de amizades.
Ser convicto de acertos, de erros.
Ser construtor de seres, de vidas.
Ser edificador.
Movido por impulsos, por razão, por emoção.
De sentimentos profundos,
que carrega no peito o orgulho de educar.
Que armazena o conhecer.
Que guarda no coração, o pesar
de valores essenciais para a felicidade dos “seus”.
Ser conquistador de almas.
Ser lutador, que enfrenta agruras,
mas prossegue, vai adiante realizando sonhos,
buscando se auto-realizar,
atingir sua plenitude humana.
Possuidor de potencialidades.
Da fraqueza, sempre surge a força.
Fazendo-o guerreiro.
Ser de incalculável sabedoria!
Pois “o valor da sabedoria é melhor que o de rubis”.
É...Esse é o valor de ser educador.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente...né!!!