ATIVIDADES EM LIBRAS REALIZADAS EM SALA DE AULA NO ENSINO FUNDAMENTAL EM TURMAS BILÍNGUE COM ALUNOS SURDOS.
Seja bem vindo ao meu blog.
Neste espaço, você poderá conhecer atividades adaptadas para Educação de Surdos. Além disso, você terá oportunidade de conhecer um pouco mais sobre meu trabalho. Lembrando que todas as atividades aqui postadas são criadas, adaptadas ou reelaboradas por By Educando surdos. Espero de coração poder auxiliar os profissionais que possuem dificuldades de encontrar materiais para sua pratica pedagógica com educandos (alunos) surdos.
Neste espaço, você poderá conhecer atividades adaptadas para Educação de Surdos. Além disso, você terá oportunidade de conhecer um pouco mais sobre meu trabalho. Lembrando que todas as atividades aqui postadas são criadas, adaptadas ou reelaboradas por By Educando surdos. Espero de coração poder auxiliar os profissionais que possuem dificuldades de encontrar materiais para sua pratica pedagógica com educandos (alunos) surdos.
sexta-feira, 17 de junho de 2011
Deficientes auditivos enxergam melhor, diz estudo
Foto: Getty Images Ampliar
Estudo mostrou que surdos têm maior visão periférica que aqueles capazes de escutar
A ideia que a falta de um dos sentidos pode ser compensada por outro acaba de ganhar mais um reforço, graças a um estudo que mostrou que deficientes auditivos enxergam melhor que pessoas de audição normal. Pesquisadores da Universidade de Sheffield, no Reino Unido, descobriram que os neurônios da retina dos surdos são distribuídos de forma diferente, aumentando seu campo de visão periférica. Isto lhes dá uma maior percepção sobre o que está acontecendo ao redor. A equipe também notou o alargamento de uma área do nervo óptico, o que mostra que os surdos têm mais neurônios transmitindo informações visuais.
A equipe analisarou a retina de adultos que nasceram surdos ou que ficaram surdos nos primeiros anos de vida. De acordo com Charlotte Codina, autora do estudo, embora todas as células da retina já estejam presentes desde o nascimento, nos primeiros anos de vida, elas não são localizadas exatamente onde precisam estar e podem se mover nos primeiros anos de vida.
Os surdos, em comparação com pessoas capazes de escutar, apresentaram menos neurônios direcionados para a visão central e mais deles para a visão periférica. “Parece que entre os surdos este padrão é mudado para facilitar a visão periférica. Provavelmente a conexão neural no nervo óptico é priorizada, já que não há competição para as informações auditivas”, disse Charlotte ao iG.
O estudo publicado no periódico científico Plos One é o primeiro a relacionar a surdez com mudanças na retina. “A retina deve ser mais plástica e interativa do que pensávamos e isto afeta a maneira como entendemos a visão”, disse. No entanto, como o estudo foi realizado apenas com pessoas que nasceram surdas ou perderam a audição ainda na infância, não se sabe ainda se a retina também se altera em adultos que ficaram surdos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
COMO ADQUIRIR AS APOSTILAS
COMO COMPRAR:
Você pode comprar através de Depósito Bancário/ Transferência/ DOC para:
BANCO CAIXA ECONOMICA
AGÊNCIA: 1897
CONTA: 00812134557-8
OPERAÇÃO: 013
Laura Dias de Souza Serpa, será a nome que deverá sair no recibo,ok
Depois de fazer o Depósito/Transferência/DOC, você deve enviar o comprovante (foto, scanner, etc.) e informar por email (diaslibras@yahoo.com.br) seu dados e os dados do comprovante.
OBSERVAÇÃO: A apostila somente será enviada ao seu email após a compensação bancária dos depósitos realizados com envelopes nos terminais, cheques e DOC.
ARQUIVOS PARA ABAIXAR
LIVROS PARA ABAIXAR
ESTUDOS SURDOS PARTE A
ESTUDOS SURDOS PARTE B
ESTUDOS SURDOS LIVRO 2
ESTUDOS SURDOS LIVRO 3
ESTUDOS SURDOS LIVRO 4
LIBRAS EM ESTUDO - POLÍTICA LINGUÍSTICA
LIBRAS EM ESTUDO - FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS
LIBRAS EM ESTUDO – ENSINO e APRENDIZAGEM
LIBRAS EM ESTUDO – DESCRIÇÃO E ANALISE
LIBRAS EM ESTUDO – POLITICA EDUCACIONAL
LIBRAS EM ESTUDO – TRADUÇÃO E INTERPRETACÃO
MAIS OPÇÕES PARA ABAIXAR
O Valor de Ser Educador
Ser transmissor de verdades, de inverdades...
Ser cultivador de amor, de amizades.
Ser convicto de acertos, de erros.
Ser construtor de seres, de vidas.
Ser edificador.
Movido por impulsos, por razão, por emoção.
De sentimentos profundos,
que carrega no peito o orgulho de educar.
Que armazena o conhecer.
Que guarda no coração, o pesar
de valores essenciais para a felicidade dos “seus”.
Ser conquistador de almas.
Ser lutador, que enfrenta agruras,
mas prossegue, vai adiante realizando sonhos,
buscando se auto-realizar,
atingir sua plenitude humana.
Possuidor de potencialidades.
Da fraqueza, sempre surge a força.
Fazendo-o guerreiro.
Ser de incalculável sabedoria!
Pois “o valor da sabedoria é melhor que o de rubis”.
É...Esse é o valor de ser educador.
Olá, meu nome é Alessandra, moro na cidade de Carapicuiba-SP e gostaria de dizer que adoro seu blog, acho muito interessante, acompanho sempre as novidades....
ResponderExcluirSó que o que achei erradinho no começo dessa pesquisa foi a palavra DEFICIENTE, pois sabendo que surdos não são deficientes neh?
Mas adoro e admiro muito seu Blog, e irei acompanha-lo se possivel todos os dias.
To fazendo curso em uma instituição (mãos que tocam) em Santo Amaro e to amando...
Pretendo ser professora futuramente.
Continuem colocando novidades... assim vou divulgando seu site para outras pessoas também.
Qualquer coisa, me encaminhe um e-mail.
alessandra_crisilva@hotmail.com
Um abraço!
Cara Alessandra, como é uma pesquisa que me enviaram e os creditos é de quem a escreveu, mas sabemos que os termos usados para deficientes auditivos são para os que possuem um residuos auditivos considerado leve ou moderado e o uso de pessoas surdas são para os com perda auditiva de severa ao profundo e como é uma discusão que sempre existirá entre os pesquisadores da educação de surdos.
ResponderExcluirEntão tenho que concordar com vc pois com minha experiencia pude perceber que as pessoas surdas possuem a visão periférica muito mais acusada do que os denominados de D.A. ok, mas é só mais uma reportagem para manter vcs informados dos tititi neste contexto,abraços