Foto: Marcelo Carmargo/Agência
Brasil
A Secretaria de Direitos Humanos
da Presidência da República (SDH/PR) entregou 37 Centrais de Interpretação de
Libras (CIL) para 24 estados e o Distrito Federal. O objetivo é garantir
atendimento de qualidade a pessoas com deficiência auditiva por meio de
serviços de tradução e interpretação, além de facilitar o acesso a serviços
públicos. A solenidade de entrega e assinatura do termo de doação das centrais
aos estados ocorreu nesta terça-feira (26), em Brasília.
Na ocasião, a ministra Maria do
Rosário destacou a importância da cooperação e articulação com estados e
municípios. “Esse trabalho em parceria é fundamental para superamos as
barreiras físicas e de comunicação, assim como acabarmos com a segregação das
pessoas com deficiência”, explicou.
A ministra citou duas importantes
conquistas para as pessoas com deficiência, sendo a primeira delas o
reconhecimento da Língua Brasileira de Sinais (Libras), por meio da Lei nº
10.436, de 24 de abril de 2002, e a regulamentação do exercício da profissão de
Tradutor e Intérprete de Libras, pela Lei nº 12.319, de 1º de setembro de 2010.
Centrais - De acordo com o
secretário nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Antonio José
Ferreira, cada central conta com computadores, serviço de comunicação por
imagem e som, equipamento de telefonia e um veículo para atendimento in loco
(no local). “A central faz o atendimento virtual, por meio de chat de
comunicação, em que o intérprete se comunica com o surdo a distância, e também
agenda atendimentos em saúde, como consultas médicas, atendimento jurídico e
alguns serviços como o bancário”, explicou.
A expectativa é que todas as 37
centrais estejam em funcionamento em um prazo de 120 dias. “Os estados têm toda
a liberdade para fazer arranjos locais com os municípios, com as universidades,
para pôr as centrais em funcionamento. O governo federal vai fazer o
monitoramento e o acompanhamento dessas ações para ver se, de fato, estão
atendendo os objetivos”, completou Antonio.
Para que a CIL funcione de forma
adequada, cada estado deverá disponibilizar pessoal habilitado em Libras,
espaço físico para colocação do mobiliário, com no mínimo de 40 metros
quadrados, materiais de escritório, um motorista, recursos periódicos para
manutenção e abastecimento do veículo. Também será exigido uma linha de
telefone, aparelhos de telefone móvel ativos, e no mínimo, cinco cadeiras de
espera. Para o próximo ano, mais 27 centrais devem ser entregues – uma para
cada estado.
Assessoria de Comunicação Social
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