ATIVIDADES EM LIBRAS REALIZADAS EM SALA DE AULA NO ENSINO FUNDAMENTAL EM TURMAS BILÍNGUE COM ALUNOS SURDOS.


Seja bem vindo ao meu blog.
Neste espaço, você poderá conhecer atividades adaptadas para Educação de Surdos. Além disso, você terá oportunidade de conhecer um pouco mais sobre meu trabalho. Lembrando que todas as atividades aqui postadas são criadas, adaptadas ou reelaboradas por By Educando surdos. Espero de coração poder auxiliar os profissionais que possuem dificuldades de encontrar materiais para sua pratica pedagógica com educandos (alunos) surdos.

domingo, 18 de outubro de 2009

PROJETO DE ENSINO DE CIÊNCIAS
3ª SÉRIE EM LIBRAS – 2009
PROFª. LAURA SERPA

OBJETIVOS


• Proporcionar condições para que os alunos possam:
• Refletir sobre a importância das plantas para o bem estar social e ambiental, atentando para os interesses políticos e econômicos em torno do tema;
• Ampliar o repertório de nomes de plantas e os conhecimentos sobre elas;
• Desenvolver suas capacidades expressivas, críticas, estéticas e investigativas;
• Experienciar momentos prazerosos e desafiadores cognitivamente;
• Realizar pesquisas em diversas fontes inclusive na Internet;
• Aprimorar suas capacidades leitoras e escritoras;
• Socializar os conhecimentos adquiridos em cooperação com outros colegas.

OBJETIVOS ESPECIFICOS

• Identificar as partes de uma planta;
• Observar e descrever, semelhanças e diferenças das folhas e cascas das diferentes plantas;
• Conhecer nomes populares, origens e curiosidades das plantas.

CONTEUDOS

• PLANTAS: Como crescem?
• Suas utilidades?
• Plantas que utilizamos na alimentação?
• Plantas medicinais

ETAPAS PREVISTAS


• Iniciaremos a aula utilizando com recurso do vídeo, passarei um filme enfatizando as partes de uma planta; arvores suas flores e frutas.
• Levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema;
• Reflexão sobre os possíveis interesses políticos e econômicos em torno do tema (JORNAL);
• Conversa sobre a importância das plantas para o bem estar das pessoas e equilíbrio ambiental;
• Observação das plantas da escola;
• Recolher várias folhas no pátio ou em torno da escola, em sala, comparar as folhas, concluir que as folhas são igual às pessoas, cada uma é diferente, em sua forma, tamanho, cor, textura e utilidade. Existem plantas que podemos usar na alimentação, outras podemos utilizar como medicamento, algumas plantas servem para enfeitar e nos proporcionar a sombra. Depois de conversar sobre as folhas colocá-las em baixo de uma folha de ofício e com o giz de cera deitado pintar esta folha, para surpresa das crianças aparecerá o contorno das folhas. Para turmas mais avançadas pode-se elaborar um álbum com as folhas e o nome das árvores as quais pertencem e sua utilidade (alimentação, medicamentos, decoração, sombra, madeira...);
• Pesquisa em diversas fontes (inclusive na Internet) para nomear as plantas encontradas na escola;
• Experiência da germinação do feijão com anotações diárias;
• Brincadeira de descoberta da planta apenas pelo olfato;
• Montagem de quebra – cabeça de uma planta e nomeação de suas partes;
• Classificação de plantas;
• Visualização de cartazes ilustrativos sobre plantas tóxicas e medicinais;
• Bingo de plantas com cartelas ilustrativas e classificatórias;
• Construção escrita de listas de plantas;
• Leitura de histórias em quadrinhos sobre plantas com uso da T.V;
• Desenhos de plantas;
• É importante falar sobre os desmatamentos, queimadas e atos de vandalismo na natureza, como poluição do solo e da água e despertar na criança a consciência de preservação, indo além do não poluir, mas chamando atenção para atitudes erradas de quem ainda precisa de ajuda. Já existem empresas que se preocupam com isto e produzem peças com madeiras “reflorestadas”;
• A árvore da turma: Construir com papel pardo um tronco de árvore, as “folhas” serão pratos de plástico com a marca da mão da criança com guache, seu nome e uma palavra ou frase sobre a natureza, este cartaz deve ficar exposto para os pais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente...né!!!

COMO ADQUIRIR AS APOSTILAS

COMO COMPRAR:
Você pode comprar através de Depósito Bancário/ Transferência/ DOC para:
BANCO CAIXA ECONOMICA

AGÊNCIA: 1897

CONTA: 56362-8

OPERAÇÃO: 013

Laura Dias de Souza Serpa, será a nome que deverá sair no recibo,ok
Depois de fazer o Depósito/Transferência/DOC, você deve enviar o comprovante (foto, scanner, etc.) e informar por email (diaslibras@yahoo.com.br) seu dados e os dados do comprovante.
OBSERVAÇÃO: A apostila somente será enviada ao seu email após a compensação bancária dos depósitos realizados com envelopes nos terminais, cheques e DOC.

COMO COMPRAR AS APOSTILAS

COMO COMPRAR AS APOSTILAS

BAIXAR E INSTALAR A FONTE DE LIBRAS PARA DEPOIS ESCREVER AS PALAVRAS COM AS "MÃOZINHAS".

BAIXAR E INSTALAR A FONTE DE LIBRAS PARA DEPOIS ESCREVER AS PALAVRAS COM AS "MÃOZINHAS".
Fonte Alfabeto Manual

FONTE

FONTE
Instale em seu computador a fonte com as mãozinhas

FONTE DA ESCRITA DE SINAIS

FONTE DA ESCRITA DE SINAIS
Instale esta fonte em seu computador

ARQUIVOS PARA ABAIXAR

ARQUIVOS PARA ABAIXAR

LIVROS PARA ABAIXAR

LIVROS PARA ABAIXAR

MARCOS POLITICO-LEGAIS

ATORES DA INCLUSÃO AIU

EDUCACAO SURDOS EM DEBATE

EDUCAÇÃO ESPECIAL MANUAL DE APOIO Á PRÁTICA

SURDOS: QUAL ESCOLA –CAPITULO E CARTA CAPOVILLA

MAIS OPÇÕES PARA ABAIXAR

MAIS OPÇÕES PARA ABAIXAR

LIBRAS E SAÚDE

LIBRAS E SAÚDE
Disponibilizar para meus alunos e intérpretes de Libras o vocabulário relacionado à área da saúde. Faremos uso de vídeos e imagens que apresentem sinais do contexto de atendimento médico e hospitalar.

O MUNDO ENCANTADO EM LIBRAS

O MUNDO ENCANTADO EM LIBRAS
O mundo encantado em libras nasceu a partir da vontade de levar os contos em libras, músicas infantis e narração de histórias para os mais diversos profissionais em contato com crianças surdas a fim de contribuir com seu trabalho. As professoras Neiva e Vânia de Aquino desenvolveram pesquisas de sinais de personagens de histórias, das atividades sobre teatro-narrativa e a arte de contar histórias em libras.

Jogos em português e Libras...

Jogos em português e Libras...
O site multi-trilhas é um material educativo, desenvolvido por pesquisadores do Laboratório de Pedagogia do Design, LPD e teve a parceria do INES - Instituto Nacional de Educação de Surdos do Rio de Janeiro. O site foi desenvolvido no ano de 2007, oferecendo várias atividades:

Jogo online do Roda Roda

Jogo online do Roda Roda
Versão online do jogo do programa Roda a Roda do Silvio Santos. Achei bem interessante o jogo... Primeiro leia as instruções COMO JOGAR. Vamos experimentar...no blog http://projetoinfo.blogspot.com/search/label/Software

DICAS PARA BLOG

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

O Valor de Ser Educador

Ser transmissor de verdades, de inverdades...

Ser cultivador de amor, de amizades.

Ser convicto de acertos, de erros.

Ser construtor de seres, de vidas.

Ser edificador.

Movido por impulsos, por razão, por emoção.

De sentimentos profundos,

que carrega no peito o orgulho de educar.

Que armazena o conhecer.

Que guarda no coração, o pesar

de valores essenciais para a felicidade dos “seus”.

Ser conquistador de almas.

Ser lutador, que enfrenta agruras,

mas prossegue, vai adiante realizando sonhos,

buscando se auto-realizar,

atingir sua plenitude humana.

Possuidor de potencialidades.

Da fraqueza, sempre surge a força.

Fazendo-o guerreiro.

Ser de incalculável sabedoria!

Pois “o valor da sabedoria é melhor que o de rubis”.

É...Esse é o valor de ser educador.

Loading...

INCLUIR

INCLUIR