ATIVIDADES EM LIBRAS REALIZADAS EM SALA DE AULA NO ENSINO FUNDAMENTAL EM TURMAS BILÍNGUE COM ALUNOS SURDOS.
Seja bem vindo ao meu blog.
Neste espaço, você poderá conhecer atividades adaptadas para Educação de Surdos. Além disso, você terá oportunidade de conhecer um pouco mais sobre meu trabalho. Lembrando que todas as atividades aqui postadas são criadas, adaptadas ou reelaboradas por By Educando surdos. Espero de coração poder auxiliar os profissionais que possuem dificuldades de encontrar materiais para sua pratica pedagogica com educandos (alunos) surdos.

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Alfabetização de Surdos






34 comentários:

  1. Estou alfabetizando uma DA e estou totalmente perdida precisando de atividades silábicas, quem puder me enviar agradeço valeriaanselmo@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Vou começar um curso de libras para atuar na area de educação, inclusao para surdos, mas, nãp estou encontrando materiais didáticos. Por favor quem puder me ajudar onde e como encontrar, ficarei grata...
    Ivanilde
    isoliveiraa@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. QUERIDA IVANILDE QUE TIPO DE MATERIAL PEDAGOGICO VC PROCURA? PARA MINISTRAR AULAS NO CURSO OU PARA APLICAR COM ALUNOS SURDOS?

    ResponderExcluir
  4. Parábens Professora. Gostaria de saber onde encontro os sinais por exemplo: a cruzadinha dos alimentos, se fosse disponibilizados os desenhos do menino fazendo sinal a gente poderia fazer inumeras atividades de acordo com os conteudos que estão sendo trabalhados. Obrigada

    ResponderExcluir
  5. olá! tenho um filho DA e tenho tido muita dificuldades para alfabetizá-lo a profe não tem muita pratica e não encontro material para que eu possa trabalhar com ele em casa.

    elizangela

    ResponderExcluir
  6. oláa...amei o blog..atualemente faço o curso Normal Superir e estou fazendo um curso delibras e por esta gostando do curso decidir fazer minha monografia relacionada a libras....então com isso gostaria de saber onde posso encontrar materias que falei da linguas, pois quero pesquisar sobre a alfabetização de surdos..obrigada e aguardo sua reposta...bjim!!

    ResponderExcluir
  7. Professora Isabelle8 de outubro de 2010 00:24

    sou pofessora de nível superior e ministrando a disciplina métodos e técnica de alfabetização sinto necessidade de ajudar a turma com mostruários de atividades possívei...seu blog ajuda muito, parabéns.

    ResponderExcluir
  8. Olá sou professora da rede municipal e estou fazendo pós em Psicopedagogia meu tema é sobre Alfabetização de Surdos, você pode me ajuda, estou tendo dificuldades em encontrar material. Meu e-mail: lisandly@yahoo.com.br

    Obrigada

    Elisangela

    Parabéns pelo seu trabalho.

    ResponderExcluir
  9. ola eli que tipo de material? teoaria? atividades?
    olhe em teorias para cursos,ok

    ResponderExcluir
  10. Olá, estou iniciando curso de libras e gostaria de antecipar o que devo ter de material para começar alfabetização em sala de aula. Meu e-mail:
    girleide_camello@hotmail.com

    Agradeço o espaço. Bom saber que temos um grupo. Parabens.

    ResponderExcluir
  11. Olá, sou professora da rede municipal e estou iniciando curso em libras, pretendo alfabetizar e gostaria de me organizar com antecedência quanto ao material que devo ter. Mas a dúvida é por onde começar? Meu e-mail:girleide_camello@hotmail.com.
    Agradeço a ajuda. Obrigada pelo espaço.Fico feliz em saber que podemos contar com um grupo.

    ResponderExcluir
  12. Olá, gostaria muito de trabalhar produção textual com meus alunos surdos mas não sei como começar parece que meus alunos não entendem. O que devo fazer primeiro.Me responda por favor para avleseq@hotmail.com.
    Parabéns!!! Obrigada pelo espaço

    ResponderExcluir
  13. valeria cristina de oliveira20 de maio de 2011 21:11

    meu nome é valeria tenho um filho de 12 anos que é surdo ele tem dificuldade em aprender pois ele fala, e por isso vive em duas realidadeeu tenho tentado ajuda na sua alfabetização ,mas eu não tenho libra, se alguem pude me ajuda vou ser grata para sempre, dez de já obrigada.
    meu e-mail:valeriia_criistina@hotmail.com

    ResponderExcluir
  14. Ola valéria, o material que tenho esta disponivel no blog, não sei que tipo de material vc esta solicitando? vou prepara mais alguns e postar ok,

    ResponderExcluir
  15. avleseq@hotmail.com. sera bom sempre assinar o nome, pois como Anônimo é ruim responder, mas vamos lá: quando comecei a trabalhar produção de texto como meu aluno surdos, iniciei com formulação de frases sobre qualquer imagem, então estimulava para ele escreverem qualquer coisa e comecei a dar exemplo de palavras que poderiam utilizar (esta palavra foram escrita em grupo) e deixada no papelografo com a facilidade para os mesmo manipularem quando necessario. depois de um trabalho com esta atividade comecei a dizer que as pequena frases poderiam tornar um pequeno texto se tirar os pontos (ja explicando o uso da pontuação)e colocar virgula, dois ponto etc....)o proximo momento é mais dificil, explicarei na atividades ok, espero ter dado uma pequna luz para vc, abraços Laura Serpa

    ResponderExcluir
  16. Olá meu nome é Elaine e tenho um filho de 8 anos que tem 60% de perda auditiva bilateral severa, ou seja ele só escuta 40%, ele já esta na escola a 3 anos mais até agora não sabe ler nem escrever, fala normalmente, somente quando quer contar alguma coisa a fala sai toda enrolada e nós não conseguimos entender nada, mais a questão que me preocupa mais e o fato dele não conseguir identificar letras e numeros apesar de tentarmos ensina-lo desde o 1º ano na escola, ele tem sessão de fonoterapia, tem apoio pedagogico na escola de surdo e mudos, tem apoio multifuncional na escola que ele estuda, tem reforço escolar,ou seja vai a escola de manhã e a tarde e eu ainda tento de tudo em casa para que ele possa aprender, mais de nada adianta pois tudo que a gente ensina ele repete na hora mais meia hora depois ja não sabe mais nada, isso quando no meio de uma atividade ele acaba travando e parece esquecer o que estava fazendo, por favor me ajudem se for possivel ja não sei mais o que fazer, não posso cobrar mais da professora dele pois sei que pra ela é dificil pois tem mais de 30 crianças para atender na sala e a escola não dispõe de uma professora de apoio para crianças com esse tipo de deficiencia e nem mesmo qualquer outra que seja. A tal da inclusão social aqui na nossa cidade não significa nada, à 3 anos tentamos alfabetiza-lo,mais não tivemos progresso nenhum, espero que possa me ajudar já estou, desesperada, ele quase não tem vida de criança , com tantas aulas de apoio e reforço, fono. aguardo sua resposta. Meu email e nanacaillot@hotmail.com.

    ResponderExcluir
  17. vou responder em particular,okElaine. abraços

    ResponderExcluir
  18. Elaine tem algo de errado no e-mail que vc enviou não consigo responder, ok mas ai esta;...

    BOM DIA Elaine, LI SEU E-MAIL PEDINDO AJUDA VOU RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES DE SUMA IMPORTANCIA PARA AS FAMILIAS QUE TENHAM SURDOS, ESPERO NÃO TER MAGOAR,OU OFENDERM. OK
    VAMOS ENTÃO: QUANTOS CURSOS DE LIBRAS VC JA FEZ? EM QUE MOMENTO VC USA LIBRAS COM SEU FILHO? QUAIS OS MATERIAIS,OU BRINQUEDOS EM LBRAS QUE VC DISPONIBILIZOU EM CASA? ISTO É MUITO IMPORTANTE, MESMO ELE OUVINTO 40% PORQUE ELE DEVE OUVIR MAS NÃO COMPREENDE,OK
    VC VAI PRECISAR RECUPERAR O TEMPO PERDIDO NO PERIODO DA EDUCAÇÃO INFANTIL, OU SEJA BRINCAR DE CARRINHO,QUEBRA-CABEÇAS, DOMINÓ, MEMÓRIAS TUDO ADAPTADAS E JOGANDO ALGUNS JOGOS TUDO COM O RECURSO DE LIBRAS, ESTIMULAR O USO DA LIBRAS PARA TODAS AS QUESTÇOES DO DIA-A-DIA, A LIBRAS DEVERÁ SER O IDIOMA MAIS USADO EM CASA, E NA ESCOLA, VC TEM AS LEIS A SEU FAVOR ENTRE COM OS RECURSOS NA PROMOTORIA DE SUA CIDADE PEDINDO A INTERPRETE DE LIBRAS PARA SEU FILHO, CASO VC NÃO TENHA ESTE PROFISSIONAL EM SUA CIDADE É DE SUA OBRIGAÇÃO APRENDER E SE TORMAR BILINGUE (ENTENDEU), ESPERO TER AJUDADO,QUANTO A DEFAZAGEM DE CONTEUDO SOMENTE COM MUITO TRABALHO PODERÁ AMENIZAR, ABRAÇOS LAURA

    ResponderExcluir
  19. Ola, boa noite!!

    Meu nome é Denise, curso Pedagogia e escolhi o tema ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS SURDOS, me identifico muito com libras, estava fazendo uma pesquisa e apareceu o seu blog, gostei de tudo o que vi. Você poderia me indicar algum livro, site, ou até mesmo uma outra fonte de pesquisa. Se for possível, me responda no email da.santos1979@uol.com.br
    Desde já, agradeço sua atenção.

    Denise Santos

    ResponderExcluir
  20. Eu amei o site de vcs!e preciso de ajuda, eu gostaria de saber se vcs tem videos em libras sobre o tema: Revolução Francesa. eu ficarei muito feliz se puderem me ajudar.obrigada!

    ResponderExcluir
  21. infelizmente não poderei atender vc, mas de uma olhada no youtube,ok

    ResponderExcluir
  22. Boa noite, gostei muito do seu blog!
    Estou no ultímo período de pedagogia e no semestre passado fiz o curso básico de libras e me apoixonei...agora estou cursando o curso intermediario e desejo muito me aprofundar no assunto.

    ResponderExcluir
  23. obrigada pelo seu blog,era tuda q precisava. Pois ha 4 anos atras eu ensinava alunos surdos e nao tinha muitos recursos pedagogicos p ensina-los ficava sem saber o q passar p eles.Mas agora sim com esse blog sei q realmente eles vao aprender e compreender os assuntos didadticos.OBRIGADOOOOOOOOOO!

    ResponderExcluir
  24. OLÁ PESSOAL. GOSTEI MUITO DEESE BLOG, ACHEI POR ACASO MAIS FICAREI POR INTERESE, ESTUDO BIOLOGIA E TENHO UMA MATERIA DE LIBRAS, ACHO MUITO BOM MAIS PRECISSO APRENDER MUITA COISA.

    PARABENS PELO OTIMO TRABALHO E FIQUEM COM DEUS.

    ResponderExcluir
  25. Olá estou trabalhando com uma criança surda, que não tem nenhum tipo de comunicação, entrou na escola esse ano e não aprendeu nada em libras, não estou conseguindo me comunicar com ele! será q alguém pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  26. Olá! Estou trabalhando com uma criança surda, que não aprendeu a se comunicar de forma nenhuma em casa ele não aprendeu nada, é o seu primeiro ano na escola e estou tendo um pouco de dificuldade, pois ele não consegue prestar atenção nos desenhos, é muito distraído! Será que alguém pode me ajudar???

    ResponderExcluir
  27. Oi, me chamo Lorena e estou trabalhando como interprete com uma criança de 8 anos, mas 'interprete' não seria a melhor palavra e sim 'educadora', pois preciso alfabetiza-la em libras. Fiz montei tres pastas com figura nome e sinal, mas percebo q não esta sendo suficiente, ela não me da o retorno q espero. E gostaria muito de sua ajuda, como q eu faço onde encontro atividades p trabalhar com ela. Pois na net não acho. Beijossss... Ass.: Lorena email; lorenamorena7@hotmail.com

    ResponderExcluir
  28. Olá, me chamo Juliana e estava trabalhando como interprete com um aluno com defasagem série/idade, ele já tem 16 anos é está frequentando uma turma de 4º ano, porém esse aluno não sabe libras, não também não é oralizado,por conta disso comecei a exercer o trabalho de educadora,mas para ampará-lo vi que preciso começar do inicio. O aluno necessita ser alfabetiza-lo em Libras e eu de uma orientação de como iniciar esse trabalho, pois tudo que fiz até agora foi insuficiente.Beijos Juliana
    Email: julinda6@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  29. Meu nome é Camilla. Estou fazendo curso de Análise e Desenvolvimento de sistemas e estou fazendo o TCC. Meu TCC é focado na alfabetização de crianças surdas e estou em busca de auxílio nas atividades. Se puder entrar em contato comigo eu agradeço.
    Grata

    e-mail:milla_binni@hotmail.com

    ResponderExcluir
  30. Laura suas atividades são ótimas para o auxilio de professores que tem alunos DA . Preciso de uma orientação sua pois estou trabalhando no contraturno com um aluno já no 3º ano do ensino médio e sabe pouco Libras, e outra na 5ª série que sabem bem Libras, minha dúvida é : como ensinar FLEXÃO VERBAL(tempo,modo,pessoa) para alunos surdos , pois eles não flexionam o verbo, pois só marcam o tempo : PASSADO , PRESENTE E FUTURO, que tipos de recursos eu posso ter para ensina-los estou a tempo fazendo várias pesquisas até mesmo com surdos graduados só que em relação ao Português para eles é complicado, também queria encomendar seus livros e fazer um curso de ALFABETIZAÇÃO DE SURDOS E AEE . Desde já agradeço e aguardo resposta email ULLYBN@HOTMAIL.COM

    ResponderExcluir
  31. Oiii! Sou professora de um aluno surdo, preciso de material. Será que alguém pode me mandar? claudia.radatz@hotmail.com
    obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o material que tenho esta disponivel no blog, de dois clicks em cima da imagem para depois salvar ok

      Excluir

Comente...né!!!

COMO ADQUIRIR AS APOSTILAS


Você não pode deixar de adquirir a Apostila


Nessas apostilas você poderá contar com atividades adaptadas com LIBRAS. Por apenas R$20,00 cada apostila, você terá material para estimular seus alunos surdos em sala de aula, você não pode perder!


A apostila será enviada por email.


COMO COMPRAR:



Você pode comprar através de Depósito Bancário/ Transferência/ DOC para:



BANCO CAIXA ECONOMICA

AGÊNCIA: 1897

CONTA: 56362-8

OPERAÇÃO: 013

Laura Dias de Souza Serpa, será a nome que deverá sair no recibo,ok
Depois de fazer o Depósito/Transferência/DOC, você deve enviar o comprovante (foto, scanner, etc.) e informar por email (diaslibras@yahoo.com.br) seu dados e os dados do comprovante.
OBSERVAÇÃO: A apostila somente será enviada ao seu email após a compensação bancária dos depósitos realizados com envelopes nos terminais, cheques e DOC.

EU APOIO!.. E VOCÊ?

EU APOIO!.. E VOCÊ?

Baixar e instalar a fonte de LIBRAS para depois escrever as palavras com as "mãozinhas".

Baixar e instalar a fonte de LIBRAS para depois escrever as palavras com as "mãozinhas".
Fonte Alfabeto Manual

Apostilas para Auxilio da Educação de Surdos.Click em cima para abaixar

Livros para Auxilio da Educação de Surdos Click em cima para abaixar.

Livros Interessantes. Click em cima para abaixar

LIVROS PARA ESTUDOS. Click em cima para abaixar.

IESDE - LIBRAS - Capacitação - 120 horas

IESDE - LIBRAS - Capacitação - 120 horas
Cursos de Libras - online O Curso Básico de Libras é indicado para intérpretes, tradutores, professores, pedagogos, ouvintes, surdos e todos os interessados na Língua Brasileira de Sinais.Aprenda de uma forma prazerosa e divertida! Assista ao lado a um demonstrativo do Curso Básico de Libras do IESDE.

LIBRAS E SAÚDE

LIBRAS E SAÚDE
Disponibilizar para meus alunos e intérpretes de Libras o vocabulário relacionado à área da saúde. Faremos uso de vídeos e imagens que apresentem sinais do contexto de atendimento médico e hospitalar.

O MUNDO ENCANTADO EM LIBRAS

O MUNDO ENCANTADO EM LIBRAS
O mundo encantado em libras nasceu a partir da vontade de levar os contos em libras, músicas infantis e narração de histórias para os mais diversos profissionais em contato com crianças surdas a fim de contribuir com seu trabalho. As professoras Neiva e Vânia de Aquino desenvolveram pesquisas de sinais de personagens de histórias, das atividades sobre teatro-narrativa e a arte de contar histórias em libras.

Jogos em português e Libras...

Jogos em português e Libras...
O site multi-trilhas é um material educativo, desenvolvido por pesquisadores do Laboratório de Pedagogia do Design, LPD e teve a parceria do INES - Instituto Nacional de Educação de Surdos do Rio de Janeiro. O site foi desenvolvido no ano de 2007, oferecendo várias atividades:

Jogo online do Roda Roda

Jogo online do Roda Roda
Versão online do jogo do programa Roda a Roda do Silvio Santos. Achei bem interessante o jogo... Primeiro leia as instruções COMO JOGAR. Vamos experimentar...no blog http://projetoinfo.blogspot.com/search/label/Software

DICAS PARA BLOG

Dois Mundos

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

O Valor de Ser Educador

Ser transmissor de verdades, de inverdades...

Ser cultivador de amor, de amizades.

Ser convicto de acertos, de erros.

Ser construtor de seres, de vidas.

Ser edificador.

Movido por impulsos, por razão, por emoção.

De sentimentos profundos,

que carrega no peito o orgulho de educar.

Que armazena o conhecer.

Que guarda no coração, o pesar

de valores essenciais para a felicidade dos “seus”.

Ser conquistador de almas.

Ser lutador, que enfrenta agruras,

mas prossegue, vai adiante realizando sonhos,

buscando se auto-realizar,

atingir sua plenitude humana.

Possuidor de potencialidades.

Da fraqueza, sempre surge a força.

Fazendo-o guerreiro.

Ser de incalculável sabedoria!

Pois “o valor da sabedoria é melhor que o de rubis”.

É...Esse é o valor de ser educador.

Cartilha de Acesso aos Deficientes

Materiais Pedagogicos Adaptados

Cartilha sobre Deficiencia

1

1
Loading...

INCLUIR

INCLUIR