ATIVIDADES EM LIBRAS REALIZADAS EM SALA DE AULA NO ENSINO FUNDAMENTAL EM TURMAS BILÍNGUE COM ALUNOS SURDOS.


Seja bem vindo ao meu blog.
Neste espaço, você poderá conhecer atividades adaptadas para Educação de Surdos. Além disso, você terá oportunidade de conhecer um pouco mais sobre meu trabalho. Lembrando que todas as atividades aqui postadas são criadas, adaptadas ou reelaboradas por By Educando surdos. Espero de coração poder auxiliar os profissionais que possuem dificuldades de encontrar materiais para sua pratica pedagógica com educandos (alunos) surdos.

sábado, 4 de junho de 2011

Diario Catarenense

Instituto Iatel coloca cultura surda como prioridade em Florianópolis

Voltada em 2005 exclusivamente para crianças surdas, ela abriu as portas para a integração com outras crianças

Gabrielle Bittelbrum | gabrielle.bittelbrum@diario.com.brO Instituto de Audição e Terapia da Linguagem (Iatel), criado em 1969, por professores e pais, em Florianópolis, fez o caminho inverso a partir de 2005. De escola de educação infantil ao 5° ano, voltada exclusivamente para crianças surdas ou com problemas de linguagem, ela abriu as portas para a integração com outras crianças.

Você acha que os surdos devem estudar em escolas especiais? Por quê?
A partir do decreto 5.626, que determinava a integração no ensino regular, a escola sem fins lucrativos, funciona com oficinas complementares de ensino. As oficinas, como de português como segunda língua e encaminhamento para o mercado de trabalho, priorizam a cultura surda e o uso das Libras. Mas a coordenadora do setor de surdos do Iatel, Glades Costa Oliveira, destaca que nem sempre foi assim.
Juliana Lohn (E) foi alfabetizada em escola só para surdos e diz que a prática é mais eficiente - Alvarélio Kurossu / Agencia RBS
Juliana Lohn (E) foi alfabetizada em escola só para surdos e diz que a prática é mais eficiente
Foto:Alvarélio Kurossu / Agencia RBS

Política de inclusão

— Até 1997, quando começamos a usar as Libras, o método usado para ensinar era o oralismo. Os surdos tinham que aprender a linguagem labial e a falar, mesmo sem escutar nada.

Juliana Tasca Lohn, de 34 anos, professora de Libras, foi alfabetizada com o oralismo e até hoje balbucia algumas palavras. Mesmo assim, ela destaca que se sentiu muito melhor na escola só para surdos do que na escola regular, que começou a frequentar depois do 5° ano.

— Enquanto se escreve, se perde o que a professora diz, não dá para fazer a leitura labial. Quando a professora se vira para escrever no quadro, também se perde o que ela diz — explica Juliana.
Para ela, mesmo com a participação dos intérpretes, há perda de conteúdo porque as salas são mais numerosas e as exposições são rápidas demais para se captar só visualmente. Além disso, ela diz que não há uma integração entre surdos e os que escutam.

A coordenadora do Iatel destaca:

— Sem comunicação e acompanhamento, se repetem nas escolas os surdos como marginalizados, deixados de lado — conclui a coordenadora.

Segundo Glades, o Iatel era a única escola exclusivamente para surdos da região e chegou a contar com 116 alunos matriculados do primeiro ao 5° ano. Para ingressar nas atuais oficinas do Iatel, os alunos passam por uma triagem que analisa as condições financeiras e o melhor encaminhamento para os profissionais especializados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente...né!!!

COMO ADQUIRIR AS APOSTILAS

COMO COMPRAR: Você pode comprar através de Depósito Bancário/ Transferência/ DOC para: BANCO CAIXA ECONOMICA AGÊNCIA: 1897 CONTA: 00812134557-8 OPERAÇÃO: 013 Laura Dias de Souza Serpa, será a nome que deverá sair no recibo,ok Depois de fazer o Depósito/Transferência/DOC, você deve enviar o comprovante (foto, scanner, etc.) e informar por email (diaslibras@yahoo.com.br) seu dados e os dados do comprovante. OBSERVAÇÃO: A apostila somente será enviada ao seu email após a compensação bancária dos depósitos realizados com envelopes nos terminais, cheques e DOC.

BAIXAR E INSTALAR A FONTE DE LIBRAS PARA DEPOIS ESCREVER AS PALAVRAS COM AS "MÃOZINHAS".

BAIXAR E INSTALAR A FONTE DE LIBRAS PARA DEPOIS ESCREVER AS PALAVRAS COM AS "MÃOZINHAS".
Fonte Alfabeto Manual

FONTE

FONTE
Instale em seu computador a fonte com as mãozinhas

FONTE DA ESCRITA DE SINAIS

FONTE DA ESCRITA DE SINAIS
Instale esta fonte em seu computador

ARQUIVOS PARA ABAIXAR

ARQUIVOS PARA ABAIXAR

LIVROS PARA ABAIXAR

LIVROS PARA ABAIXAR

MARCOS POLITICO-LEGAIS

ATORES DA INCLUSÃO AIU

EDUCACAO SURDOS EM DEBATE

EDUCAÇÃO ESPECIAL MANUAL DE APOIO Á PRÁTICA

SURDOS: QUAL ESCOLA –CAPITULO E CARTA CAPOVILLA

MAIS OPÇÕES PARA ABAIXAR

MAIS OPÇÕES PARA ABAIXAR

LIBRAS E SAÚDE

LIBRAS E SAÚDE
Disponibilizar para meus alunos e intérpretes de Libras o vocabulário relacionado à área da saúde. Faremos uso de vídeos e imagens que apresentem sinais do contexto de atendimento médico e hospitalar.

O MUNDO ENCANTADO EM LIBRAS

O MUNDO ENCANTADO EM LIBRAS
O mundo encantado em libras nasceu a partir da vontade de levar os contos em libras, músicas infantis e narração de histórias para os mais diversos profissionais em contato com crianças surdas a fim de contribuir com seu trabalho. As professoras Neiva e Vânia de Aquino desenvolveram pesquisas de sinais de personagens de histórias, das atividades sobre teatro-narrativa e a arte de contar histórias em libras.

Jogos em português e Libras...

Jogos em português e Libras...
O site multi-trilhas é um material educativo, desenvolvido por pesquisadores do Laboratório de Pedagogia do Design, LPD e teve a parceria do INES - Instituto Nacional de Educação de Surdos do Rio de Janeiro. O site foi desenvolvido no ano de 2007, oferecendo várias atividades:

Jogo online do Roda Roda

Jogo online do Roda Roda
Versão online do jogo do programa Roda a Roda do Silvio Santos. Achei bem interessante o jogo... Primeiro leia as instruções COMO JOGAR. Vamos experimentar...no blog http://projetoinfo.blogspot.com/search/label/Software

DICAS PARA BLOG

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

O Valor de Ser Educador

Ser transmissor de verdades, de inverdades...

Ser cultivador de amor, de amizades.

Ser convicto de acertos, de erros.

Ser construtor de seres, de vidas.

Ser edificador.

Movido por impulsos, por razão, por emoção.

De sentimentos profundos,

que carrega no peito o orgulho de educar.

Que armazena o conhecer.

Que guarda no coração, o pesar

de valores essenciais para a felicidade dos “seus”.

Ser conquistador de almas.

Ser lutador, que enfrenta agruras,

mas prossegue, vai adiante realizando sonhos,

buscando se auto-realizar,

atingir sua plenitude humana.

Possuidor de potencialidades.

Da fraqueza, sempre surge a força.

Fazendo-o guerreiro.

Ser de incalculável sabedoria!

Pois “o valor da sabedoria é melhor que o de rubis”.

É...Esse é o valor de ser educador.

INCLUIR

INCLUIR